A Teoria

O Desenvolvimento Sustentável

O Desenvolvimento inspira algo mais que inteligível, porque sábio; algo mais que racional, porque compreensível.

O Cazul é a faísca de uma nova Cultura. Aqui integrar é mais que envolver as dimensões econômica, ambiental e social. Aqui, integrar é des-envolver, e ao fazer isso, criar uma cultura em que a posse sustentada das coisas e das pessoas abre caminho para a sustentabilidade de práticas e de ações, dos hábitos e das condições de cada vida.

Assim, mais que desenvolver, o Cazul propõe desenvolver sustentavelmente. Diferente de estar sustentado, ser sustentável é patrocinar a autonomia de cada Ser, compartilhando suas melhores práticas e percebendo-as como de fato elas já eram: universais.

E assim sentir que não basta doar ou Ter o sustentado. Mas que é mais sábio compartilhar.. e Ser sustentável, ou seja, falar e praticar aquilo que se vive, porque sensível de que aquela realidade é a melhor já experimentada.

Em última análise, “Desenvolver Sustentavelmente” é pacificar vidas, organizações e mentes, transformando a realidade experienciada, percebendo que não é preciso fazer algo mais para conservá-la, porque, enfim, tal realidade se desenvolve sustentavelmente.

“Não vá pelo caminho que te conduzem. Ao invés disso, siga por onde não há caminho e deixe a sua própria trilha”
– Ralph Waldo Emerson